

Qual a necessidade de consultar os médicos? Quais médicos devo consulta? Pode usar o corset sem ir aos médicos recomendado?
Todas estas perguntas são muito frequentes e de suma importância para qualquer pessoa que deseja se tornar tight-lacer.
O corset por ser uma peça extremamente rígida e exercer uma pressão muito grande, faz com que o funcionamento do corpo não ocorra em seu estado normal durante o uso. As alterações que ocorrem são:
Imobilização dos músculos do tronco.
Restrição parcial no sistema circulatório.
Restrição parcial no sistema respiratório.
Restrição parcial no sistema digestivo.
Ou seja, durante 8 horas do dia de um praticante de TL todas estas funções biológicas estarão operando em capacidade reduzidas. Neste sentido, qualquer problema prévio de saúde pode colocar em grande risco o bem estar desta pessoa. Em alguns casos é totalmente desaconselhado o uso do corset. Por este motivo, que a prática deve ser realizada apenas mediante a exames que comprovem que a pessoa está em plena saúde para suportar estas restrições sem danos maiores.
Os médicos que devem ser consultados são:
- Ortopedista, que deve solicitar um RX para verificar a estrutura óssea do paciente.
No caso deste exame é detectado se a coluna do paciente possui alguma anomalidade, tais como: escoliose, lordose e outras condições. Após o exame o médico deverá avaliar se é segura iniciar aos treinos de Tight Lacing.
- Gastroenterologista, que deve solicitar uma endoscopia e dependendo o caso colonoscopia.
A endoscopia visa verificar o estado do estômago do paciente. A colonoscopia verifica o estado dos intestinos.
- Angiologista, que deve solicitar uma ecografia com duppler das pernas e abdominal. Este exame tem a capacidade de verificar o estado venoso do paciente, podendo prever caso este tenha alguma doença circulatória e prever se existe risco de desenvolver.
Além deste três especialistas, todas as pessoas que possuem alguma condição clínica ou alguma doença prévia, deve solicitar a liberação também do médico especialista. Neste caso principalmente pessoas que tem doenças respiratórias e cardíacas.
Texto: Letícia Araújo
"Como falar com meu médico?"
Muitos médicos não tem conhecimento aprofundado sobre o TL pois é uma prática sem embasamento científico onde todo conhecimento que acumulamos é emprírico, ou seja, baseado em experiências. Por isso é fundamental vc estar bem informada e preparada para falar sobre o assunto. Recomendo que vc prepare algumas informações, imagens em papel e leve para o consultório, pode ser uma cópia do post que introduz esse site. É um texto bastante esclarecedor e resumido sobre a prática.
Alguns podem sentir receio em falar para o médico sobre o TL. Neste caso, eu sugiro que não fale do treino logo de cara. Para o ortopedista, diga que deseja fazer um exame de rotina para saber se está tudo ok com sua coluna. Para o angiologista diga o mesmo, que você quer saber se possui algum problema de circulação para se prevenir. Se os médicos não apontarem nenhum problema você pode até sair do consultório sem mencionar o TL, mas acho que sempre é válido conversar com o médico sobre. Alguns até podem dar dicas valiosas de prevenção. Mas se os médicos apontarem qualquer problema que seja, você precisa contar pra eles que pretende fazer o uso do corset para afinar a cintura e perguntar se eles te liberam para o treino.
Muitos médicos não acreditam nos resultados do TL e não aconselham. Se esse for o caso do seu médico, não discuta com ele, não vale a pena. A decisão de treinar é por sua conta em risco e é isso que a grande maioria costuma afirmar. Mas só inicie os treinos se você tem a garantia dos seus médicos que não possui problemas de saúde que podem ser agravados com o TL.
Texto: Layana Franco
