top of page

Cirurgias: Plásticas e outras

No caso das cirurgias e intervenções plásticas, o uso do Corset só deverá ser iniciado caso o procedimento tenha sido extremamente bem sucedido, sem maiores complicações internas ou dificuldades na recuperação destas e é muitíssimo importante que o médico responsável pelo acompanhamento e procedimento cirúrgico dê o aval e a segurança de que seu corpo está pronto para o uso do Corset ou para a prática do Tight Lacing, lembre-se que é fundamental a fase de cicatrização estar completa e a importância da manutenção ou intensificação dos exercícios físicos (principalmente nos casos de implante de mamas, pois para estes o corpo e principalmente a região do tronco estão forçando a musculatura a sustentar o novo peso dos seios).​

 

Vou relatar abaixo os tipos de cirurgias com dúvidas mais frequentes pelas membros do grupo, e quanto tempo deve aguardar para dar início ao treino. Mas lembrando de que mesmo aguardando este tempo, é importante a liberação médica do seu cirurgião. Vamos lá!


Abdominoplastia- após liberação médica

 

Motivos: Quando é feito a abdominoplastia, é realizada a correção do músculo abdominal reto, que é mais conhecida como a amarração da aplicatura(músculo abdômen reto). Pois bem, esta aplicatura precisa de período para se recupera e ela ocorre normalmente em até 1 ano para cicatrização completa. Neste caso o médico responsável deve avaliar a recuração clinica do paciente e solicitar uma ecografia para confirmar se o processo de cicatrização já está completo. Caso não respeite o prazo  de cicatrização, podem acontecer alguns inconvenientes como:

 

-Dores, inflamação e rompimento da aplicatura

-Cicatrização interna errada

-Hematomas

-Abertura de pontos internos e externos

-Hemorragia

-Necrose do tecido adiposo ou muscular

-Flacidez

- Problema de circulação

-Prejudicar o resultado final da cirurgia

 

Mastopexia com ou sem próteses de silicone

Este procedimento vai variar bastante, se a sua cicatrização estiver boa, dentro da normalidade e se sente bem poderá da inicio a pratica após 90 dias da cirurgia, e o corset JAMAIS deve ter contato direto com a cicatriz. Caso contrário é necessário que aguarde mais tempo até que esteja tudo bem cicatrizado.

 

Lipoaspiração: após 6 meses

 

Esta cirurgia é bastante invasiva, onde muitos vasos são rompidos e precisa de mais tempo para que ocorra a devida cicatrização. Embora externamente esteja a princípio cicatrizado, internamente ainda não está. Portanto caso não respeite o tempo indicado, o trabalho do cirurgião pode ser perdido, podendo ocorrer a deformação do corpo, além de dores e hematomas. Efetuar o treino antes da cicatrização completa dos tecidos pode causar problemas de saúde permanente como cicatrização errada, flacidez, abertura de pontos internos, hemorragia, problemas na circulação da região, necrose do tecido eptelial, ou muscular.

No pós-operatório deve ser usada a cinta modeladora indicada pelo o seu cirurgião plástico. Muitas meninas perguntam se o Elastique pode ser usado, e a resposta é NÃO. No pós-operatório a pele precisa de uma cinta apropriada para a devida modelagem do corpo, e com  pressão adequada para que não prejudique a área operada, assim bem como a circulação do corpo, esta observação vale também para a cirurgia do abdômen (abdominoplastia).

Em casos de cirurgias em outras regiões do corpo, é preciso esperar no mínimo 1 mês para voltar ao treino para que a circulação não fique prejudicada pelo corset, e para que o tempo de repouso tenha recuperado plenamente o corpo.

 

Tempo de espera para o uso do Elastique (Madame Sher):

-Abdominoplastia: Após liberação médica. 

-Lipoaspiração: Após liberação médica

-Mastopexia com ou sem prótese de silicone: 1 mês e com liberação médica.

 

Bariátrica: Após 1 ano e 6 meses

No caso de pessoas que passaram pela cirurgia bariátrica, além das recomendações inciais no que diz respeito à bem sucedida recuperação, boa cicatrização (leva 1 ano e 6 meses para que os grampos usados na operação sejam completamente envoltos pelo tecido do estômago) e intenso acompanhamento médico e profissional (psicológico, nutricionista, cardio, ortopedista, gastro, personal trainer), é importante que a fase de perda mais intensa do peso já esteja completa e que esta seja agora gradual. É importante que a dieta esteja regulada e suplementada de acordo com as orientações médicas. Com todos esses detalhes acertados, cabe ao paciente conversar com o seu médico para que este dê o aval e a segurança de que seu corpo está pronto para o uso do Corset ou para a prática do Tight Lacing. Desta forma, o Corset poderá começar a ser usado ainda durante a fase de eliminação dos últimos quilos, sendo um bom aliado na reeducação da postura, trabalhando o início da construção do que será uma nova silhueta no futuro próximo e como um ótimo estímulo à autoestima.

 

Importante:

Esses prazos que foram estipulados aqui foram baseados em informações de cirurgião plástico, profissionais da área do tight lacing (corsetmakers) e por mim que fiz todas essas cirugias, porém vale salientar que em qualquer prática seja ela o tight lacing ou qualquer atividade que exige um esforço maior do seu corpo, devemos ficar atentas ao que seu corpo irá responder. Respeite sempre o que ele diz! Respeite seu corpo e seu limites, respeite a vida!

 

Texto: Flavinha Cristiano

Fonte: Ferrer Corsets

bottom of page